“O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” - Indicação de filme

10:46


Eu sempre vi muitas fotos desse filme pela internet, principalmente no Tumblr e, sinceramente, nunca achei que poderia ser realmente bom, nunca tive muita vontade de ver. Mas, esses dias eu estava pegando uns filmes emprestados com minha chefe (que tem um ótimo gosto, por sinal) e lá estavam os meu dois filmes escolhidos, Bonequinha de Luxo e o O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (que são, de acordo com ela, "as suas relíquias").
Então, depois de semanas que o filme estava comigo finalmente o assisti e fiquei apaixonada!
Que filme mais lindo, mais delicado, a fotografia é linda, a história é linda, a narração, o foco nos pequenos detalhes e pequenas alegrias da vida, as sacadas, a fuga do comum, a trilha sonora , as citações...
É o filme mais delicado que já vi, um filme único que me fez entender por que o cinema francês é tão valorizado.
Os resumos que você pode ler por aí na internet, assim como o que eu vou escrever, nunca vão conseguir captar a delicadeza e singularidade desse filme, então, só te digo uma coisa: assista!
O filme conta a história de Amélie e, como o próprio título diz, seu fabuloso destino. Podemos reparar desde as primeiras cenas que o narrador faz questão de mostrar peculiaridades de sua personalidade e de cada um dos outros personagens.



Amélie passou praticamente a infância inteira somente com seus país, que eram pessoas muito complicadas, rígidas e que praticamente não demonstravam nenhum  afeto. Seu pai achava que Amélie possuía um doença cardíaca já que toda vez que ele a examinava, o coração da menina estava anormalmente acelerado, mas o fato é que Amélie ficava emocionada com o raro contato físico com o pai o que fazia seu coração acelerar, e por causa dessa suposta doença seus pais a privaram de frequentar a escola e ter contato com outras crianças.
Assim que atingiu idade suficiente para sair de casa Amélie foi trabalhar em uma cafeteria e morar sozinha.
Acostumada com a falta de contato com as outras pessoas Amélie não tinha muitos amigos mas aproveitava seu tempo desfrutando dos pequenos prazeres da vida, como jogar pedras no rio ou afundar a mão em um saco de grãos.
Outra coisa muito interessante deste filme é a ênfase que ele da em pequenos fatos, mostrando tudo que eles podem acarretar, por exemplo, "o dia em que a vida de Amélie mudou completamente" foi quando, distraída pela notícia da morte de Lady D, Amélie deixou cair a tampa de seu vidro de perfume, que bateu na parede e revelou um azulejo solto em seu banheiro, atrás deste azulejo havia um espaço na parede com uma caixinha guardada lá, uma caixinha de metal deixada ali à 50 anos atrás com o pequeno tesouro de um menino.
Amélie decidiu que encontraria o dono da caixa e a devolveria, se ele se emocionasse em encontrar seu antigo tesouro ela passaria a ajudar as pessoas a sua volta com seus pequenos e significativos gestos, se ele não se emocionasse ela deixaria de lado toda essa história de ajudar os outros e azar. 



 O fato é que Amélie, após procurar muito, finalmente encontra o dono da caixa e a deixa em um lugar que ele possa acha-la, em seguida Amélie entra em um bar e o homem entra neste mesmo bar, fugindo de sua rotina repetitiva, e começa a falar o quão feliz ele ficou com o "presente que um anjo" deixou para ele, reencontrar a caixa muda a vida deste homem e a partir deste momento nossa personagem, da forma mais fofa possível, passa a resolver os pequenos problemas da vida dos outros, esquecendo-se um pouco de sua própria vida e de seus próprios problemas. 




 O filme tem muitos personagens singulares e o diretor não deixa de mostrar suas histórias, pequenas manias e gostos. Há as pessoas do trabalho de Amélie, há seu pai problemático, o quitandeiro desagradável, a vizinha "abandonada pelo marido", o homem do metro que Amélie via recolhendo fotos descartadas de baixo das máquinas de fotos instantâneas e seu vizinho e maior amigo, o pintor de ossos de vidro. 



 Ao longo do filme Amélie descobre que também precisa resolver os seus problemas, e não só os dos outros, ela encontra alguém tão especial quanto ela, com TOCs, manias e personalidade parecida e se apaixona.  


 O resto vocês precisam descobrir hein :D 



 Esse filme é fabuloso, acho que todo mundo deveria assistir, vou deixar abaixo os prêmios que essa verdadeira obra de arte ganhou, algumas das lindas citações do filme, algumas imagens e a lista da trilha sonora que é um espetáculo. 

 Prêmios e indicações: 

 -Cinco indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original. 

-Uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 

-Ganhou dois prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro Original e Melhor Desenho de Produção. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Audrey Tautou), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. 

-Recebeu treze indicações ao César, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Audrey Tautou), Melhor Ator Coadjuvante (Rufus e James Debbouze), Melhor Atriz Coadjuvante (Isabelle Nanty), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Desenho de Produção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Roteiro.
-Ganhou o Prêmio da Audiência no Festival Internacional de Edimburgo. 

-Ganhou o Prêmio do Público no Festival de Cinema de Toronto. 

-Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 

-Ganhou o Prêmio Adoro Cinema 2002 de Melhor Atriz Revelação (Audrey Tautou). 

 Citações: 

  ”Se Amélie prefere viver no sonho e ser uma moça introvertida, é direito dela. Pois estragar a própria vida é um direito inalienável!” 


 "A vida é engraçada.Para a criança o tempo não passa.E de repente temos 50 anos.E o que sobra da infância cabe numa pequena caixa...uma caixa enferrujada. "


 

 “Amélie se refugia em um mundo inventado por ela.”  


 "...coração que suspira, não tem o que quer..."  


  “-Ela parece distante... talvez seja porque está pensando em alguém. 
- Em alguém do quadro? 
- Não, um garoto com quem cruzou em algum lugar, e sentiu que eram parecidos. 
- Em outros termos, prefere imaginar uma relação com alguém ausente a criar laços com os que estão presentes. 
- Ao contrário, talvez tente arrumar a bagunça da vida dos outros. 
- E ela? E a bagunça na vida dela? Quem vai pôr ordem?”  


 "O destino humano se faz no fracasso. De fracasso em fracasso nos acostumamos a nunca passar do nível de rascunho"  


  “São tempos difíceis para os sonhadores.”  


 "A ansiedade sobre a passagem do tempo nos faz falar sobre o tempo." 


 "Então, minha querida Amélie, você não tem ossos de vidro. Pode suportar os baques da vida. Se deixar passar essa chance, então, com o tempo, seu coração ficará tão seco e quebradiço quanto meu esqueleto. Então, vá em frente, pelo amor de Deus.”


 

“Sem você as emoções do amanhã serão apenas pele morta das emoções do passado.” 


 " Quando chega a hora, precisa saltar sem hesitar." 


 " Quando o dedo aponta para o céu, o idiota olha para o dedo."


 "A vida é um interminável ensaio de um peça que nunca se realizará." 


 "- Está é apaixonada. 
- Mas se nem a conheço. 
- Claro que conhece. 
- Desde quando? 
- Desde sempre, em sonhos." 


 Trilha sonora: 

J'y suis jamais allé (1:34) 
Les jours tristes (Instrumental) (3:03) 
La valse d'Amélie (versão original) (2:15) 
Comptine d'une autre été : l'après-midi (2:20) 
La noyée (2:03) 
L'autre valse d'Amélie (1:33) 
Guilty (Al Bowlly) (3:13) 
À quai (3:32) 
Le moulin (4:27) 
Pas si simple (1:52) 
La valse d'Amélie (versão orquestrada) (2:00) 
La valse des vieux os (2:20) 
La dispute (4:15)
 Si tu n'étais pas là (Fréhel) (3:29) 
Soir de fête (2:55)
 La redécouverte (1:13)
 Sur le fil (4:23) 
Le banquet (1:31) 
La valse d'Amélie (Piano) (2:38) 
La valse des monstres (3:39) 
L'Autre Valse d'Amélie (Version Quatuor à Cordes) (1:41) (edição limitada francesa) 
Les Deux Pianos (1:58) (edição limitada francesa) 
Comptine d'un autre été (02:00) (edição limitada francesa) 
La Maison (02:03) (edição limitada francesa)


Você já assistiu ao "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"? Me conte aqui a baixo o que você achou, ou então, me diga se você tiver alguma indicação ou sugestão para me dar.
Minhas outras redes sociais:
Instagram - http://instagram.com/brendafloresbf
Página - https://www.facebook.com/CrinaColorida
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCn3gar1grH8UCiO0rgWgv1g?sub_confirmation=1
Blog - https://crinacolorida.blogspot.com.br/
Até mais.

You Might Also Like

3 comentários